hommus

Conhece o Hommus?

O Hommus é uma iguaria do Oriente médio. Sempre presente e frequente na mesa das pessoas dessa região, é como se fosse o feijão com arroz para os brasileiros. É uma pasta feita com grão de bico com tahine (pasta de gergelim) e algumas especiarias bem comuns.
Além de ser um alimento versátil, saudável e saboroso. É rico em fibras, proteínas e vitaminas. É muito fácil de fazer, essa pasta ganhou o mundo por sua versatilidade. Usando a receita tradicional dá pra acrescentar vários alimentos diferentes como: beterraba, abacate, abóbora, entre outras.

Eu sempre gostei muito de comida árabe, então sempre procuro fazer novas adaptações dos clássicos árabes, aqui ensino o clássico que você pode usar como base. Fique a vontade para modificar ou acrescentar o que quiser.

Ingredientes Hommus:

  • 200g de grão-de-bico
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 limão
  • 1 dente de alho bem picado
  • Páprica picante

Modo de preparo do hommus:

  1. Deixei o grão de bico de molho por no mínimo 8 horas e cozido por 30 minutos na panela de pressão (a partir do momento que apitar) ou 1h na panela normal, escorra.
  2. Em seguida, adicione o grão de bico, alho, tahine (pasta de gergelim) e suco de limão no processador de alimentos ou liquidificador, e misture até formar uma pasta grossa.
  3. Vá adicionando lentamente o azeite até a mistura ficar homogênea e lisa.
  4. Para finalizar, acrescente o suco de meio limão e misture novamente.
  5. Tempere com páprica picante, gergelim e salsinha para finalizar.

hommus

Combina bem como aperitivo para comer com: palitinhos de cenoura, aipo e pepino, sanduíches, saladas, torradas, tapioca, pão sírio, snacks ou da maneira que você mais gostar.

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *